“A melhor forma de escolher é provar o gosto.” (Titãs – A melhor forma)


Citação, Eversátil , , , , No Comments

A banda foi criada no início da década de 80, na cidade de São Paulo. Eles colecionam discos lançados, prêmios recebidos e anos de carreira. O som do grupo é predominantemente Rock, mas também é influenciado por outros ritmos, como o Samba e o Reggae.

Tudo começou em uma apresentação do evento A Idade da Pedra Jovem, promovido por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Cartola, no ano de 1981. A banda, então chamada Titãs do Iê-Iê, apresentou-se tendo na formação Arnaldo Antunes, Nando Reis, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Ciro Pessoa e Tony Bellotto.

Um ano após a primeira apresentação, o grupo já tinha músicas próprias e dois novos colegas na formação, Branco Mello e André Jung. Com o pacote completo , em outubro de 1982, os rapazes partiram para o primeiro show após a participação em A Idade da Pedra.

Entre 1983 e 1984, acontecimentos importantes marcaram a trajetória da banda: Ciro Pessoa deixou o grupo, Titãs do Iê-Iê passou a ser apenas Titãs e o primeiro disco da carreira foi lançado, recebendo o nome da banda como título.

Não demorou muito para que as músicas do disco estourassem nas rádios brasileiras. Exemplos desse sucesso foram as faixas Sonífera IlhaMarvin, versão de Nando Reis paraPatches, e Querem Meu Sangue, nova versão de The Harder They Come.

Apesar da repercussão obtida com os singles, principalmente com Sonífera Ilha, o álbum não obteve um bom índice de vendas. Passa-se um tempo, e o baterista André Jung é substituído por Charles Gavin.  O segundo disco, “Televisão”, chegou às lojas no ano de 1985, trazendo como destaque a música Insensível e a faixa-título.

Ainda em 1985, Tony Belloto e Arnaldo Antunes foram presos por porte de drogas. Com esse acontecimento, os cantos para shows da banda diminuíram consideravelmente. Em meio a essa confusão, algo bom finalmente acontece: Liminha aceita produzir o próximo álbum da banda, que se chamou Cabeça Dinossauro.

O disco veio mais agressivo do que os anteriores em termo de melodias e letras, que continham muitas críticas sociais e institucionais, motivo pelo qual algumas das canções foram censuradas. Porém, com o passar do tempo e o aumento do sucesso, a censura foi praticamente ignorada pela mídia e canções como Estado Violência, Polícia e Bichos Escrotos, antes proibidas, tornaram-se as mais ouvidas no país.

Os três próximos álbuns ainda produzidos por Liminha, Jesus Não Tem Dentes no País dos BanguelasGo Back e Õ Blésq Blom, consagraram a banda de forma definitiva e a levou para o auge do sucesso. Algumas das músicas mais importantes dessa fase foram Lugar NenhumCorações e MenteComida e Miséria.

Com o fracasso de vendas obtido com o disco Tudo Ao Mesmo Tempo Agora, de 1991, Arnaldo Antunes resolve deixar a banda e seguir carreira solo. No ano de 1997, são reunidos os principais sucessos da carreira e a banda grava o Acústico MTV – Titãs, contando com participações como a de Marina Lima, Marisa Monte e Rita Lee. Esse álbum recebeu certificado de Disco de Diamante.

Em 1998, o disco Volume Dois garantiu grandes hits da banda, Amanhã Não Se Sabe e a regravação de É Preciso Saber Viver, originalmente de Roberto Carlos. Três anos se passam e a banda sofre uma perda irreparável: o guitarrista Marcelo Fromer falece após ser atropelado.

Mesmo sem o companheiro, o grupo continua as atividades e lança o álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, que teve como singles a faixa-título, O Mundo é Bão, Sebastião!Isso e Epitáfio, inspirada no ocorrido com o colega Marcelo Fromer.

Em 2002, Nando Reis deixa o grupo. Um ano depois, a banda lança Como Estão Vocês?, cujos hits foram Enquanto Houver Sol e Provas de Amor. No ano de 2007, a banda faz uma turnê em conjunto com Os Paralamas do Sucesso, e o resultado é o álbum Paralamas e Titãs: juntos e Ao Vivo.

Seis anos após o último, os fãs conferem o décimo disco de músicas inéditas, Sacos Plásticos. O álbum, que contém quatorze faixas, contou com Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, na música Deixa Eu Entrar. Os primeiros singles do álbum foram Antes de Você e Porque Eu Sei Que é Amor.

A formação atual da banda é o quinteto composto por Branco Mello no vocal e baixo, Charles Gavin na bateria, Tony Bellotto na guitarra, Paulo Miklos no vocal e guitarra e Sérgio Britto no vocal, teclado e baixo.

Fonte: (titas.net)